O projeto Campinho Feliz, desenvolvido pelo Boletim AgroRegional em escolas municipais de Mallet, Teixeira Soares, Irati, Fernandes Pinheiro e agora, em Imbituva, tem gerado muitas ações ligadas ao campo por parte das professoras e alunos participantes.
Na Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon, em Irati, os estudantes do 4° ano receberam a visita de moradoras da localidade de Pinho de Baixo. Além disso, aprenderam o processo de confecção do chapéu de palha, uma cultura que passa de geração em geração.
Conforme a coordenadora da escola, Cíntia Josieli Zanlorensi, o objeto é muito utilizado pelos agricultores da comunidade para proteção solar nos trabalhos da lavoura.
Em março, algumas mulheres que confeccionam os chapéus e comercializam na região de Irati, mostraram às crianças da turma do 4º ano, como é o trabalho da produção do chapéu de palha.
“Inicialmente elas realizam a retiradas das folhas da palmeira Buriti /Trithrinax Brasilienses espécie pioneira na região da comunidade do Pinho de Baixo”, destaca.
Esse processo de retirada das folhas, que é feita na propriedade de agricultores da comunidade, ocorre somente na lua minguante, não podendo ser no inverno.
De acordo com a Cíntia Josieli, em seguida, elas são desfiadas e fervidas por 20 minutos, depois são estendidas no sol e permanecem por cinco dias também em sereno lunar, e com supervisão do processo de seca, caso haja chuva.
Logo após a secagem, inicia o processo de trançar onde são utilizadas sete braças de palhas secas, formando o chapéu que segue para a máquina de costurar singer.
Os alunos sob a supervisão da coordenadora da escola Cíntia Josieli Zanlorensi e da professora Delzira de Fátima Paes Laroca foram conhecer como acontece a retirada das folhas da palmeira e todos receberam uma muda para plantar.
PARCEIROS