O projeto Campinho Feliz, desenvolvido pelo AgroRegional e parceiros em escolas municipais de quatro municípios, já retornou às atividades em 2023. Em Irati, a Escola Municipal Atalino Borges de Lima foi a primeira a realizar ações do projeto.

Alunos do 3º e 4º ano, junto com a professora Sueli Ap. Neumann Hrycyk, trabalharam diversos temas a partir do jornal do Boletim AgroRegional, mas um foi o destaque: a água.

Segundo a docente Sueli, ela explicou aos alunos que a água é o fator essencial para o crescimento e produção agrícola, também sobre a importância da água para todos os seres vivos do planeta e que sem água não há vida.  

“A partir disso, os alunos assistiram vídeos explicativos sobre o tema água, de onde vem como evitar desperdício e cuidados de preservação.  Também ocorreram debates sobre a necessidade de preservar as nascentes naturais, preservar os rios e o meio ambiente. A partir do estudo realizado os alunos fizeram cartazes para conscientizar os demais alunos da escola sobre a temática, fizeram produções de texto também”, contou a professora sobre o trabalho dentro do projeto.

As crianças também visitam várias fontes de água. Primeiro visitaram uma residência com poço manual, mais utilizado antigamente nas residências. “Foi possível a visitação para conhecer o poço artesiano que abastece a comunidade local, inclusive a escola”, destacou Sueli.

Houve ainda um momento de interação com moradores da comunidade durante a visita a um agricultor. Na propriedade ele reaproveita a água da chuva, utilizando na sua horta e para lavar as máquinas agrícolas. 

“Outro local visitado foi uma nascente natural em meio a mata nativa em em Boa Vista, onde esta nascente foi preservada (limpa e coberta) e é utilizada para o abastecimento em algumas propriedades. Foi mostrado fotos e explicado aos alunos que  na comunidade de Pirapó também existe   um Olho d’água de São João Maria, que foi restaurado e ornamentado pelo grupo de jovens, que segundo a lenda acredita-se que acontecem milagres para quem bebe ou se banha com esta água”, detalhou a professora Sueli. 

Para ela, a atividade no Campinho Feliz foi simples, mas com grande importância para o conhecimento das crianças que puderam perceber na prática os cuidados e a preservação da água como um bem indispensável para a sobrevivência.

PARCEIROS

Em Irati, o Campinho Feliz ocorre em parceria com a Prefeitura, a Afubra e com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *