Participantes do projeto Campinho Feliz, alunos do 4° das Escola Rural Municipal São Sebastião, de Teixeira Soares, visitaram uma propriedade produtora de morangos.
Segundo o professor Clemerson Jonari Cardoso, a escolha de levar os estudantes para conhecer mais sobre a fruta se deu porquê a maioria deles são oriundos de famílias, que senão são produtoras de tabaco, trabalham como diaristas nas safras sazonais do produto. “Achamos conveniente conhecer um pouco mais sobre um outro cultivo, diferente do que muitos alunos estão familiarizados, o do morango”, contou.
Conforme o docente, a fruta pode ser uma alternativa de cultura na agricultura familiar. “Demanda pouco espaço físico, pouca mão-de-obra, pouco uso e manejo de inseticidas e pesticidas (na cultura orgânica) e investimento relativamente baixo. Além disso, os alunos já tinham um breve contato com o morango na merenda escolar”, afirmou.
Antes da visita, o professor levou até os alunos do 4º ano diversos textos informativos sobre o morango, desde sua origem, passando pelos benefícios que o consumo traz para saúde até receitas feitas com a fruta.
Receitas também foram levadas pelos alunos, sendo uma delas escolhida e feita em sala de aula.
Na propriedade, que é vizinha da escola, o Sr. Fernando Biernaski, dono, explicou o passo-a-passo da produção e esclareceu eventuais dúvidas dos alunos.
Segundo o produtor, ele e sua família migraram do ramo de reflorestamento e iniciaram o cultivo em 2020, apenas com uma estufa (4 mil pés de morango), sendo que hoje essa estrutura já dobrou. As mudas são oriundas do Chile (variedades ALBIUN E SAN ANDREAS) e são cultivadas no sistema semi-hidropônico, onde os pés de morango estão saindo do chão.
O cultivo em túneis baixos, que demanda maior mão de obra e cuidados com pragas e doenças, vem dando espaço ao sistema semi-hidropônico, em bancadas suspensas. Mais fácil de manejar, adequado para pequenas áreas e com alto rendimento econômico, esse modelo de cultivo é uma boa opção para a agricultura familiar, além do conforto de trabalhar em pé, ao abrigo da chuva e da umidade.
Para encerrar a visita os alunos puderam “provar o fruto no pé”. O que os deixou radiantes e satisfeitos.
PARCEIROS
Em Teixeira Soares, o projeto Campinho Feliz, realizado pelo Boletim AgroRegional, tem como parceiros a MS Nutrição Animal e a Secretaria de Educação do município.