O Dia do Apicultor, profissional que trabalha com as abelhas, chamou muito atenção das turmas participantes do projeto Campinho Feliz.
A data de homenagem (22 de maio) foi destacada na edição de abril. Além da turma de Fernandes Pinheiro, em Teixeira Soares os alunos do 4° ano A, da Escola Municipal Ladislau Maibuk, e a Professora Silvia Maria Pavelski, também estudaram sobre o tema.
De acordo com Silvia, ao realizarem as atividades lúdicas do Jornal Agro Regional, a turma se sentiu inspirada em trabalhar mais sobre os benefícios do Mel.
“Lembramos então, da Associação Mel D’Abelha, localizada no município vizinho de Fernandes Pinheiro. Fizemos durante alguns dias, trabalhos em sala de aula, pesquisando e registrando informações das principais propriedades encontradas no mel”.
Ela conta que usou aulas expositivas, em que os alunos puderam questionar e trazer suas próprias experiências. “Trocamos informações e conhecimentos sobre a riqueza das propriedades terapêuticas do mel”, relatou ao AgroRegional.
Depois, no dia 3 de maio, eles visitaram a Associação de Apicultores e Meliponicultores D’Abelha, de Fernandes Pinheiro, onde o senhor Ivalmor Pedro Caragnato os recepcionou e deu explicações sobre as oito espécies de abelhas que compõem sua criação.
“Também foi explicado sobre o própolis, usado para produzir uma pomada terapêutica. Estivemos fazendo visita com outras duas turmas de nossa escola, 5ºA e 5ºB, turmas que estão a fazer pesquisas sobre o tema para outro projeto escolar”, destacou a professora.
Ainda segundo ela, os alunos sentiram-se bastante interessados e fizeram perguntas pertinentes, como sobre os nomes das espécies, de quê elas se alimentam, como deve-se cuidar delas, entre outras curiosidades.
LANCHE
Depois da visita, eles ainda tiveram aulas sobre os valores nutricionais do mel e seus benefícios para a saúde em geral. “Para finalizar o tema, fizemos um lanche diferente, com chá, adoçado com mel, acompanhado de deliciosas bolachas de mel e depois, balas de mel com Guaco, substâncias estas, usadas para tratar problemas de garganta”, finaliza Silvia.
PARCEIROS
Em Teixeira Soares, o Campinho Feliz é realizado em parceria com a MS Nutrição Animal e com a Secretaria Municipal de Educação.