A primeira experiência da turma do 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Monte Claro, de Mallet, no Campinho Feliz foi marcada por muitas atividades.
Sob a supervisão da diretora Silmara Gaisller Guimarães, da coordenadora pedagógica, Roseli Inez Jagiello, da professora da turma Andressa Hermes Rodrigues e da senhora, Roseli Szymkowiak, moradora da comunidade, os alunos fizeram um estudo de campo no Restaurante Carroção, de propriedade do senhor José Carlos dos Santos, e que fica localizado no distrito de Fluviópolis, em São Mateus do Sul.
“Ao realizar a expedição investigativa os alunos puderam perceber que o local é frequentado por muitas pessoas e se utiliza muito óleo em frituras. A maior preocupação e indagação que tiveram foi: O que se faz com o óleo utilizado nas frituras daquele lugar? Então, a funcionária Ana Paula explicou que eles fazem a coleta desse óleo usado e guardam em um tonel, e que, uma vez por mês, uma determinada empresa recolhe este óleo e reutiliza na fabricação de sabão, dando-lhes, este, na troca”, destaca a escola.
Pensando na importância de estimular a consciência ambiental nos alunos e familiares, referente aos problemas gerados, principalmente em nossas próprias casas, surgiu o “Sabão ecológico”.
A partir daí, as crianças iniciaram uma campanha para arrecadação de óleo vegetal usado. Elas foram orientadas a guardar o produto em garrafas pet, para que facilitasse o manuseio e mantivesse a higiene. Também foram arrecadados potes de margarina, para que pudessem servir como molde para o sabão.
“Com o auxílio de funcionárias da escola, coordenadora pedagógica e da senhora Roseli Szymkowiak, foram realizadas as primeiras receitas do sabão ecológico”, informa a escola.
Os alunos poderão trabalhar outros diversos temas em sala de aula a partir da atividade. “A questão ambiental, sustentabilidade, produção textual, produção de folder, desenhos, receita, situações problema envolvendo sistema monetário, pois destinamos um valor de venda aos pedaços de sabão, proporcionando arrecadação de fundos para a escola”, diz o relato da instituição sobre o projeto.
PARCEIROS
Em Mallet, o Campinho Feliz conta com a parceria do Grupo Agrosepac e da Secretaria Municipal de Educação.