O jornal Boletim AgroRegional segue sendo utilizado em atividades do projeto Campinho, em Mallet. Desta vez, a turma do 4° ano A da Escola Municipal Romão Paul trabalhou com a matéria sobre a industrialização do pinhão, da edição de abril.
Segundo a professora Monique Cristina Potuk, sempre que o jornal chega à escola os alunos fazem a leitura. Neste mês eles selecionaram a matéria sobre o pinhão.
“Fizemos um momento de conversa seguido de elaboração de uma ficha técnica da árvore araucária. Nesse levantamento descobrimos que um aluno da turma tem plantado em sua casa um exemplar de pinheiro modificado em laboratório”, contou a professora.
Depois, a turma foi até a propriedade do Senhor Luiz Sokolowski, onde observaram vários pinheiros, alguns modificados em laboratório.
“Juntamos pinhão, assamos e comemos lá mesmo e ainda, trouxemos vários para a escola, onde fizemos o plantio das sementes para podermos replantar no final do ano. Para esse plantio, contamos com a colaboração da Agrosepac, que fez a doação de saquinhos, fertilizante e húmus para o plantio”, disse Monique.
Conforme a docente, foi possível explorar os diversos usos do pinhão em várias receitas, na forma de pesquisa e coletânea de receitas levadas pelos alunos e que serão transformadas em um caderno de receitas da turma.
PARCEIROS
Em Mallet, o projeto Campinho Feliz, desenvolvido pelo Boletim AgroRegional, ocorre em parceria com a empresa Agrosepac e a Secretaria Municipal de Educação de Mallet.