Prudentópolis foi a quarta cidade a receber o projeto Campinho Feliz em 2023. Este é o primeiro ano de participação das escolas municipais na ação educativa desenvolvida pelo AgroRegional em parceria com a Afubra.
E a estreante foi a Escola Municipal do Campo de Barra Bonita, onde a turma do 4º ano A, sob supervisão da professora Silvana Antonia Caciano Dvulathca realizou uma atividade relacionada à erva-mate, produto muito produzido na região.
Segundo ela, o projeto é uma imersão cultural, onde os alunos da escola visitam famílias que possuem antigas instalações e ainda processam a erva-mate de forma rústica e familiar.
“Estamos na fase inicial onde os alunos fazem visitas às propriedades e aprendem sobre o processo de plantio da erva-mate, desde o preparo da terra e sementes, forma de semear e plantar as mudas e o tempo de desenvolvimento do cultivo”, afirmou.
Eles também conheceram instalações históricas para observar e entender como é feito o processamento da erva-mate de forma artesanal. “Esse projeto tem como objetivo valorizar a cultura da comunidade local e entender sobre as diferentes fontes de renda das famílias mesclando com os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, comentou a professora.
PARCEIROS
Em Prudentópolis, o Campinho Feliz ocorre em parceria com a Afubra e a Secretaria Municipal de Educação.