No dia 29 de junho a turma do 4° ano da Escola Rural Municipal de Faxinal dos Galvão esteve visitando a Casa de Sementes Crioulas e as nascentes de água, que estão localizadas na casa da professora Maria Janete Ferreira da Lus Leite, onde sua família trabalha na agricultura.
A visita fez parte da atividade do projeto Campinho Feliz promovido pelo Boletim AgroRegional.
De acordo com a professora, o objetivo foi identificar na comunidade saberes e práticas no cultivo de sementes que ainda permanecem na vivência das famílias. Além disso, aprender mais sobre a manutenção de nascentes de água como formas de conservação da agrobiodiversidade.
“Os alunos conheceram as sementes, ouvindo a explicação de como é feito o plantio, a colheita e a forma como são armazenadas em garrafas pet, devidamente secas evitando a entrada de ar”, contou.
Ainda segundo Maria Janete, foi selecionada uma quantidade de cada variedade para iniciar o banco de sementes na escola, que será ampliado com a coleta de sementes pelos alunos.
“Também visitaram uma nascente de água que já está devidamente protegida, ouvindo a explicação do proprietário do procedimento utilizado nesse trabalho, em seguida viram outra nascente que ainda está sem a devida proteção e que será posteriormente protegida juntamente com os alunos”, relatou a docente.
Ao retornar para a escola,a turma fez a seleção das sementes para a criação do banco de sementes dos Guardiões Mirins da escola.
A parte pedagógica foi trabalhada com produções de texto sobre a visita, descrevendo o que vivenciaram e aprenderam. “Esse trabalho visa a sensibilização dos estudantes ao respeito do meio ambiente, a importância da conservação das variedades, promovendo a formação de indivíduos mais críticos que possivelmente terão atitudes mais solidárias e sustentáveis”, finalizou.
PARCEIROS
Em Imbituva, o Campinho Feliz é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Educação e com a Afubra.