Os alunos 4ºano A, da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, de Imbituva, desenvolveram várias atividades no projeto Campinho Feliz, desenvolvido pelo Boletim AgroRegional.

Com passeio e entrevista nas localidades rurais em torno da região onde a escola está situada, a proposta de atividades da professora Eliete Camargo Heirich teve como objetivo dar importância e valorização ao trabalho do campo.

“O objetivo do trabalho para os alunos foi conhecer por meio de visitas e perguntas aos proprietários dos locais visitados um pouco da sua rotina, e também sobre a produção e rentabilidade para sua permanência do trabalho no campo”, aponta Eliete.

A turma de 17 anos estive em uma propriedade onde a família está apostando no cultivo da erva-mate sombreada, onde é cultivada entre as outras plantas nativas, vindo assim preservar o meio ambiente contra o desmatamento para o plantio. “Os alunos tiveram informações sobre o plantio, os cuidados de limpeza para a planta se desenvolver, a planta ainda pequena e também ela já adulta, pronta para colheita das folhas”, explica a professora.

Em sala de aula, a partir das informações e anotações adquiridas, aos alunos trabalharam com produção textual, descrevendo a vivência e experiência que tiveram.

Fizeram cálculos sobre a produção e rentabilidade da erva-mate, medidas e desenvolvimento das plantas, valor de venda por arroba, o tempo da primeira poda, entre outras informações.

Com o jornal do AgroRegional, realizaram as atividades das páginas do Campinho Feliz e produziram textos. Também construíram a imagem do mascote e fizeram desenhos, expondo na parede da sala de aula para visualização dos demais alunos.

Para finalizar o projeto de pesquisa sobre a erva-mate, os alunos visitaram a ervateira Bitumirin, onde conheceram desde o canteiro das plantas, cuidados e temperatura dentro das estufas, até o processo final de secagem, moedores e embalagem do produto final.

“Outra descoberta que tiveram sobre o produto, porque desconheciam tal informação, é que a empresa da ervateira exporta seu produto para ser usada como base em perfumarias e cosméticos, e também para misturas e sabores em diversos chás”, conta Eliete.

De acordo com a docente, na produção textual que realizaram em sala de aula, ficou claro o entusiasmo dos alunos em relação à valorização do produtor e do homem do campo.

PARCEIROS

Em Imbituva, o Campinho Feliz é desenvolvido em parceria com a Afubra e a Secretaria de Educação do município.

Veja mais fotos

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *