De 17 a 20 de abril, a turma do 3º ano “A” da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, de Guamiranga, desenvolveu uma atividade sobre produtos derivados do milho dentro do projeto “Campinho Feliz”. A coordenação foi da professora Vilma Kelte Menon.
O milho é um alimento muito cultivado no município de Guamiranga, e o exercício proporcionou para as crianças a oportunidade de aprender as diversas formas que essa cultura pode ser trabalhada.
Durante a atividade, as crianças visitaram uma fábrica de farinha de milho que atua no município há 40 anos, e descobriram formas de processamento da matéria-prima e tiveram contato com variadas qualidades de produtos.
Conforme a professora Vilma, o objetivo foi conhecer os derivados e o processo de transformação até chegar na farinha. “Iniciamos o desenvolvimento do projeto com o questionamento sobre seus conhecimentos prévios sobre o milho, se conhecem a plantação, se gostam desse produto ou de seus derivados, logo após iniciamos as atividades”, comentou a docente.
No final da visita as crianças experimentaram leite com farinha ainda quentinha, que havia acabado de ser produzida. “Através do desenvolvimento desse projeto tiveram a oportunidade de visualizar e acompanhar o processo de transformação do milho em produtos utilizados em suas casas no dia a dia”, completou.
PARCEIROS
Em Guamiranga o Campinho Feliz ocorre em parceria com as secretarias municipal de Educação e de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.