Muitas pessoas ainda não sabem o que fazer com o óleo de cozinha usado, e jogar na pia, não é uma opção. Pensando nisso, os alunos do 4° ano A da Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk de Teixeira Soares, abordaram esse assunto em atividade do projeto Campinho Feliz.
Sob coordenação da professora Silvia Maria Pavelski, a turma desenvolveu uma ação de conscientização e reutilização do óleo de cozinha. “Desde o primeiro trimestre, os alunos foram orientados a armazenar, em casa, óleo de cozinha, ao invés de descartá-lo, para posteriormente fazer o sabão caseiro”, contou a professora.
Em sala de aula, eles trabalharam textos informativos sobre os prejuízos que o óleo de cozinha pode causar no meio ambiente se descartado de forma incorreta. “O gênero textual receita foi apreciado, sendo vistas diversas fórmulas. Já em matemática, os alunos puderam experiênciar as receitas sendo aumentadas ou diminuídas, usando “metade”, “dobro”, “triplo”, etc. Com o óleo armazenado pelos alunos, iniciou-se a aula prática, onde duas das receitas foram executadas, podendo-se observar o conteúdo de ciências: misturas. Com a mistura dos ingredientes, como óleo de cozinha usado, soda, sebo e outros, fez-se duas receitas de sabão caseiro”, detalhou Silvia.
Vale lembrar que os alunos somente assistiram à produção, devido ao uso de produtos químicos fortes. As responsáveis pela manipulação dos ingredientes foram as Professoras Silvia Maria Pavelski e a orientadora Marinês Sander Mendes. “Após envasado e cortado, o sabão foi distribuído em embalagens com as receitas, para que cada aluno levasse para casa, incentivando também sua família nesse processo de reciclagem de óleo e, consequentemente, de preservação do meio ambiente”, salientou a professora.
Ainda segundo ela, para os alunos foi um grande aprendizado. “Ficaram admirados da transformação e reação química dos componentes, além de conscientização para a coleta e reaproveitamento de um produto que pode ser tão agressivo para o meio ambiente, mas que pode ser útil para o lar ou gerar renda extra.”, finalizou.
PARCEIROS
Em Teixeira Soares, o Campinho Feliz ocorre em parceria com a MS Nutrição Animal e a Secretaria Municipal de Educação.