Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal do Campo de Jaciaba de Prudentópolis participam do Projeto Campinho Feliz, uma ação educativa desenvolvida pelo AgroRegional em parceria com a Afubra. No mês de julho as turmas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do feijão preto. 

O projeto foi desenvolvido sob monitoramento da professora Mônica Vanessa Lubczyk, com atividades que amplificaram o reconhecimento de uma das atividades econômicas desenvolvidas pelas famílias das comunidades que compõem a escola, o cultivo de feijão preto. A cultura dá ao município o título de maior produtor de feijão preto do Brasil, com cerca de 12% da produção total brasileira. 

“Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram visita a uma propriedade que cultiva feijão preto e conversaram com o agricultor sobre os desafios que encontram para produzir o produto. Também foi efetuada uma visita a outra propriedade para que os alunos pudessem observar implementos agrícolas utilizados no cultivo de feijão e que facilitam a produção em maior quantidade”, contou a professora. 

Na propriedade os estudantes observaram maquinários como tratores e plantadeiras. “O projeto foi de suma importância já que desenvolveu nos alunos uma visão mais ampla desta atividade econômica no município, além da importância dos agricultores para o abastecimento de alimentos nas mesas das famílias e as dificuldades encontradas na produção dos grãos”, salientou Monica.

PARCEIROS

Em Prudentópolis, o Campinho Feliz ocorre em parceria com a Afubra e a Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *