Os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo Otávio Levandovski, de Teixeira Soares, junto com a professora Aretusa Ruppel Sklarski, desenvolveram um projeto desde o início do ano sobre agricultura familiar e de subsistência.
De acordo com Aretusa, eles desenvolveram várias atividades no projeto Campinho Feliz, “desde pesquisas com as famílias na internet, visita na horta de uma avó, receitas feitas coletivamente na sala de aula e concretizadas na cozinha da escola e receitas feitas com as famílias”, comentou a professora.
O objetivo, segundo ela, era mostrar a importância do campo e da agricultura na vida das pessoas e aproveitar tudo que a terra produz. “Na escola confeccionamos receitas de figo em calda, molho de pimentas, em casa os alunos fizeram doces, geléia, conservas de verduras, ovos, bala de banana, observaram o aproveitamento e processamento da carne que muitas famílias fazem o torresmo, linguiça, chouriço, charque e carne de lata. Também destacaram o uso do leite e seus derivados”, contou.
O projeto despertou nos alunos o interesse e a valorização do campo, mostrando a grandeza que a agricultura familiar tem na economia do país e do mundo. Aretusa destaca ainda que o Campinho Feliz despertou o desejo de construir uma horta na escola, onde toda a comunidade escolar terá acesso para plantar e participar das atividades desenvolvidas.
Em Teixeira Soares, o Campinho Feliz ocorre em parceria com a MS Nutrição Animal e com a Secretaria Municipal de Agricultura.