Em Guamiranga, o cultivo e o mercado da uva foram os assuntos abordados pelos 4º anos A e C da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates no projeto Campinho Feliz.
“Através do projeto “Campinho Feliz” buscamos sobre a importância do meio rural a valorização de nosso agricultor e sua permanência no campo. O objetivo principal é levar os alunos a conhecerem o cultivo da uva e valorizar a cultura local”, destaca a professora da turma, Cidéli Pontarolo Belin
O projeto será desenvolvido no decorrer do ano e uma visita será feita a uma propriedade no segundo semestre devido à época do desenvolvimento e crescimento da fruta. No passeio a turma irá compreender sobre a produção de uvas e seu processamento e elaboração de vinhos e derivados, além de conhecer e entrevistar o proprietário.
Ainda segundo Cideli, o intuito é, através do Campinho Feliz, desenvolver um trabalho interdisciplinar que envolva todas as áreas do conhecimento. Em português com produções escritas, relatos de experiências (oral) e registro de atividades desenvolvidas. Na matemática, através de situações problemas. Em geografia e história, trabalhando a localização e a história da propriedade e em ciências e arte, com a preservação do meio ambiente e a representação gráfica da propriedade.
PARCEIROS
Em Guamiranga o Campinho Feliz ocorre em parceria com Secretaria Municipal de Educação e com o Sicredi.