Na Escola Municipal do Campo de Linha Esperança, em Prudentópolis, o Projeto Campinho Feliz, está sendo desenvolvido com as turmas de 4° ano A e B, sob a supervisão das professoras Maria Josemar Antonio, Raquel Greszyzcyn, Zenóvia Horodenski Bida, da diretora Neuza Luzia Marinhak Zdebski e da pedagoga Marcia Grabove Kozechen.
O objetivo do projeto é a valorização do campo e a diversificação de culturas. Além disso, as atividades do Campinho Feliz possibilitam os alunos observarem na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Uma visita foi realizada na propriedade rural do senhor Rodrigo Nunes na comunidade de Linha Esperança, O produto realiza o cultivo de verduras e legumes de forma orgânica.
Os estudantes acompanharam os processos de preparação dos canteiros, semeadura, plantação das mudas e do desenvolvimento das plantas, observando o manejo de pragas e doenças com produtos alternativos, sem riscos ao meio ambiente.
Acompanharam também a colheita, visitaram as estufas, conheceram a rotação de culturas, épocas de plantio e aprenderam a importância da alimentação orgânica e seus benefícios para a saúde.
As crianças ouviram atentamente as explicações de todo o processo, desde a preparação do solo, até a colheita, e a chegada do produto final, pronto para a venda.
Na avaliação das professoras, foi um projeto que atendeu a necessidade de incentivar a vida no campo de forma sustentável e mostrou na prática como ocorre o cultivo dos orgânicos.
Confira as fotos do passeio:
PARCEIROS
Em Prudentópolis o Campinho Feliz ocorre em parceria com a Afubra e com o Sicredi, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.