A Escola Municipal do Campo de Jaciaba, de Prudentópolis, levou os alunos do 4º ano para conhecer uma plantação de maracujá local. A visita fez parte das atividades da turma dentro do projeto Campinho Feliz.

Em parceria com a Afubra, o projeto já há 2 anos mantém atividades na escola, sempre compartilhando as conquistas do produtor com os alunos. O Campinho Feliz busca trabalhos educativos fora das salas de aula, ensinando sobre a vida no campo e o agronegócio através de visitas e atividades práticas.

As crianças da Escola Municipal do Campo de Jaciaba puderam participar na elaboração do tema a ser estudado. Sob monitoramento das professoras Laudeci Smutek Volaniuk e Cheila Márcia Costa Guilouski, os estudantes do quarto 4° ano escolheram ampliar o conhecimento sobre o cultivo do maracujá.

A cultura é muito importante localmente, pois representa uma das atividades econômicas desenvolvidas pelas famílias da região norte do município. Nos últimos anos, as plantações de maracujá vem se expandindo, como uma maneira de diversificar o cultivo nas propriedades rurais ou como uma fonte de renda extra na agricultura familiar.

Para descobrir todos os detalhes desse cultivo, professoras e alunos deixaram o colégio, rumo ao campo. “Graças a visita às produções da fruta, os alunos viram em primeira mão as etapas do plantio, as vantagens e os desafios que fazem parte da vida do produtor”, disse a professora Laudeci.

Além de conhecer a propriedade, os jovens conversaram com um dos agricultores, perguntando sobre mais curiosidades e dúvidas restantes. A discussão não parou na agricultura, também expandindo para comercialização do produto, o papel no mercado e as vantagens econômicas para os pequenos agricultores.

Os resultados da conversa foram evidentes: potencializou nos alunos uma visão mais ampla desta atividade econômica, assim como os benefícios da produção para os agricultores e para o município.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *