A turma do 5º ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, Guamiranga, terá uma oportunidade única de aprendizado graças a um novo projeto, uma atividade idealizada pelos educadores da escola e o Campinho Feliz. Através de atividades educativas e práticas, as crianças terão contato com o ciclo do trigo; do plantio até a panificação do cereal em produtos tão comuns no nosso dia-a-dia.

O projeto será desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2024, de forma prática e envolvente, com aulas que combinam teoria e prática. O objetivo principal é provocar curiosidade nos alunos. É através da curiosidade que serão incentivados a pesquisar, experimentar e refletir sobre o impacto do trigo na nossa alimentação e na cultura local.

Além de aprender sobre a importância da cultura na alimentação e na comunidade local, o projeto mostra os processos de alimentos essenciais e tradicionais da nossa dieta, como o pão, antes de chegar na mesa. Mas não se trata de um projeto apenas teórico. As atividades interativas, como aulas de campo e a realização de receitas de pães, deixa os estudantes colocar a mão na massa, preparando pães, juntamente com sua família.

Outros objetivos são, também, promover o trabalho em equipe e a criatividade na cozinha, desenvolvendo habilidades culinárias. Serão organizadas visitas a campos de trigo para que os alunos possam observar de perto o seu cultivo, compreendendo as etapas desde a plantação até a produção da farinha. Aulas expositivas e confecção de um caderninho de receitas dos mais variados tipos de pães também farão parte do projeto.

PARCEIROS

Em Guamiranga o Campinha Feliz ocorre em parceria com o Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *