A Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará, de Irati, é uma das participantes do projeto Campinho Feliz. Com o objetivo de ensinar os valores da vida no campo, o programa leva a agricultura para dentro das salas de aula, ou vise-versa. “Este ano resolvemos desenvolver o projeto mostrando para as crianças que a erva-mate pode ser uma boa fonte de renda para quem vive no campo” explicou a professora Bernadete Hul.
O projeto Campinho Feliz é um ótimo caminho para incentivar as crianças a permanecerem no campo, percebendo as oportunidades que há nele. Para isso, é fundamental ensinar desde pequenos a valorizar, respeitar e amar a natureza. Com o projeto é possível contemplar vários conteúdos em sala de aula, por atividades multidisciplinares.
A erva-mate é um produto que possibilita uma renda a mais para quem vive no campo, como viram os 16 alunos que participaram na atividade. É saudável e não há necessidade de usar agrotóxicos no cultivo. Outra vantagem é o fácil cultivo, e se feita de forma artesanal tem mais valor no mercado.
“As crianças tiveram a oportunidade de ver como a erva-mate para chimarrão é produzida artesanalmente, com Teodozio Hanex”, informa a professora. O produtor é especialista na área e mostrou o passo a passo da produção, o que despertou a curiosidade e o interesse nas crianças. A erva-mate está presente nos alimentos como sucos, bolos e docinhos.
Além da aula com o produtor Teodoro, os alunos puderam experimentar um bolo de erva-mate.
Parceiros